Foforilação Oxidativa

Fosforilação Oxidativa


A fosforilação oxidativa é o estágio 3 da respiração celular, sendo o estágio 1 a via glicolítica e o estágio 2 o ciclo de Krebs.

O local que acontece essa fosforilação é a mitocôndria, mais precisamente entre as duas camadas (interna e extrema),  esse espaço é chamado de cristas membranais ou espaço intermembranal.

Os carreadores que transportam os elétrons do NADH e FADH2 até o O2 , estão na matriz membranar interna. E a oxidação é realizada pelos complexos transportadores de elétrons ( CTE).

LEMBRETE:

  • Um agente redutor forte é aquele que tem a tendência em doar elétrons do NADH, FADH2. 
  • Um agente oxidante forte é aquele que tem tendência em receber elétrons (O2)

  • 1 NADH produz 10H+ e 1 FADH2 produz 6H+
  • 1 ATP necessita 4H+ para ser produzido.

ETAPAS:

Para iniciar a respiração celular os complexos (CTE) devem estar reduzidos. E 1 NADH quando reduzido libera elétrons e H+

  • 1) O complexo I é iniciado a partir de 1 NADH, essa molécula reduz o complexo, e quando ocorre essa redução o complexo transporta 4 H+ para o espaço intermembranal e o elétron é carreado até para a ubiquinona
  • 2)A ubiquinona oxida o complexo I, e transporta o elétron para o complexo III. Esse complexo acaba oxidando a ubiquinona e fica reduzido, possibilitando transportar 4H+ para o espaço intermembranal.
  • 3)O complexo III acaba sendo oxidado pelo citocromo C e este sendo reduzido, permitindo que o elétron seja carreado até o complexo IV. O citocromo C ao chegar no complexo IV acaba sendo oxidado e o complexo reduzido, permitindo que transporte 2H+  (dos 10H+ que haviam no começo) para o espaço intermembranal.
  • 4) A partir do complexo IV o elétron acaba sendo capturado pelo O2 e sendo transformado em H2O.

O gradiente eletrônico no espaço intermembranal é maior que no espaço interno, devido a quantidade de prótons H+.

5) A ATP-Sintase capta o H+ do espaço intermembranal para dentro da célula, quando o H+ entra na célula, a estrutura gira e forma o ATP, a partir do ADP+Pi, que está acoplado na ATP-Sintase.

Complexo do NADH


**O Complexo II é utilizado apenas pelo FADH2. A enzima produz menos ATP devido a quantidade de H+.**

Nenhum comentário:

Postar um comentário