Veias da cavidade abdominal
1.Porta
O sistema porta é aquele que o vaso se divide em capilares, recombina-se para formar outro vaso e então divide-se para formar outro vaso
No sistema porta-hepático, o sangue que passou pelas vísceras é levado para o fígado por uma única grande veia, a veia porta. No fígado , as veias que drenam o baço, estômago, intestinos (grosso e delgado), e pâncreas, se anastomosam e formam a veia porta hepática. Antes de entrar na circulação da veia cava caudal, o sangue desses órgãos passam pelo fígado para transformar (metabolizar) esses nutrientes em glicose (energia), para retornar ao coração pela veia cava caudal.
- Tributárias: veia gástrica do estômago, veia esplênica (lienal) do baço, veia mesentéricas do intestino e as veias pancreáticas do pâncreas.
Ao atingir a porta do figado, divide-se em ramo direito (lobo direito e caudado) e ramo esquerdo (lobo esquerdo e quadrado), estes ramos ramificam-se e dai o sangue alcança a veia cava caudal pelas veias hepáticas.
Sistema porta-hepático |
2. Veia cava caudal
A veia cava caudal recebe todo o sangue venoso dos membros pélvicos, parte da parede do abdome e dorso, vísceras do abdome e pelve, e desemboca no átrio direito.
É formada no abdome, ao nível das últimas lombares, pela união das veias ilíacas interna e externa.
Tributárias:
- veias ilíacas externa e interna
- veias hepáticas
- veias testiculares e ovarias
- lombares
- renais e adrenais
Circulação venosa |
Referências:
-DYCE, K.M.; SACK, W.O.; WENSING, C.J.G. Tratado de anatomia veterinária. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
-FRANDSON, R.D. et al. Anatomia e fisiologia dos animais de fazenda. 6.ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário